Cachoeiras do Macaco

Topo da cachoeira catedral no complexo macaco com rio passando
  • Distância de Alto Paraíso: 47 km (34km de estrada de terra)

  • Distância da Trilha (5km)

  • Nível de Dificuldade: Difícil

  • Atrativos:
    – Cachoeira da Muralha
    – Cachoeira Almécegas 1000
    – Cachoeira do Parafuso
    – Cachoeira do Buracão
    – Piscinas Naturais
    – Prainhas
    – Cânions
    – Mirantes

  • Entrada: R$50

  • Período recomendado para visitação:
    Época da seca de abril a outubro

  • Guia obrigatório

O complexo de cachoeiras do rio Macacão é sem dúvida um dos melhores roteiros a serem visitados na Chapada dos Veadeiros. Um lugar totalmente isolado, onde só é possível chegar com guia local, que é obrigatório no atrativo, e com veículo 4×4. Este é um dos últimos refúgios do planeta Terra ainda intocado pelo homem, com natureza selvagem. Veados-mateiros e lobos-guarás são vistos com frequência no local, que preferem se isolar em lugares sem a presença do homem.

Como chegar

O acesso se dá através da mesma estrada que leva até o complexo de cachoeiras do Macaquinhos . Haverá uma bifurcação para a esquerda após aproximadamente 6km do início da estrada de terra, onde se iniciará um verdadeiro desafio pois este percurso é perigoso até mesmo para veículos 4×4, portanto toda atenção é necessária. Haverá muitas bifurcações ao longo do caminho sem nenhum tipo de sinalização, e por isso a obrigatoriedade de ir com um guia local. Além de preservar a segurança do passeio, o guia saberá exatamente o caminho para chegar lá. Haverão passagens por rios, portanto é necessário evitar o atrativo em dias chuvosos pois há risco de não conseguir prosseguir em determinado ponto da estrada.

Aldeia Macaco

Próximo do início da trilha, haverá construções rústicas com paredes de pedra e telhado de palha, onde vive uma família que cuida da entrada do atrativo. É necessário parar na portaria e se identificar, além de fazer o pagamento da entrada. Lindas construções que lembram uma aldeia indígena.

Sobre a trilha

A trilha é de nível difícil porém curta, com aproximadamente 5km ida e volta. São muitos pontos pra banho, com mirantes, piscinas naturais, prainha e cachoeiras enormes que são elas: Cachoeira da escadaria, cachoeira catedral e cachoeira do elo perdido. Como são poucas as pessoas que se aventuram nesse lugar, a trilha está com a mata bem fechada e todo cuidado é necessário. A todo momento a trilha vai beirando o rio. A parte de maior dificuldade se dá na descida para a cachoeira cachoeira catedral, sendo bem vertical e todo cuidado para não escorregar ou torcer o pé é necessário nesse momento.

Cachoeira da Escadaria

Após 500 metros ao iniciar a descida, já é possível curtir o primeiro banho do passeio que fica na cachoeira da Escadaria. Uma queda vertical com grandes degraus de pedra. Para chegar ao poço da cachoeira é necessário contornar a cachoeira por cima e descer pela lateral num lugar bem vertical e perigoso. Caso tenha dificuldade, fique nas piscinas naturais em cima da cachoeira da Escadaria.

Prainha, Piscinas naturais e Topo da Catedral

Ao prosseguir, uma linda prainha que lembra um balneário será vista logo após a cachoeira da Escadaria. O local é super acolhedor e tranquilo, com uma paisagem linda para o Cânion que deságua a cachoeira da Escadaria. Andando mais um pouco em zigue-zague pelo rio, várias piscinas naturais com platô de pedra para descanso, é difícil escolher um lugar para descansar diante de tantas paisagens belas. No final, o topo da cachoeira da Catedral com um poço profundo para banho. Uma vista espetacular do alto da montanha com um mirante do topo da cachoeira Catedral para o vale do rio do macaco. De tirar o fôlego.

Cachoeira Catedral

É a principal cachoeira do atrativo com uma queda de aproximadamente mais de 100 metros que deságua em duas piscinas gigantescas. E ainda forma pequenas cachoeiras entre uma e outra. É difícil escolher um lugar para banhar-se diante de tanta imensidão. Este é um lugar sagrado do planeta, um grande portal mágico. É impossível não se emocionar com a grandeza do rio Macacão e a formação da cachoeira Catedral. Uma pausa de pelo menos 1h é necessária nesse lugar.

Cachoeira do Elo Perdido

Prosseguindo pelo rio macacão após a cachoeira Catedral, duas enormes piscinas até chegar no topo da Cachoeira do Elo Perdido. Este é o ponto final do passeio. De lá é possível avistar a continuação do rio com mais quedas que são formadas num grande vale de cânions. O lugar é bem perigoso portanto é importante estar atento a todo o momento. A vista do alto da cachoeira Elo perdido é com borda infinita.

Almécegas e São Bento Vale da Lua Cataratas dos Couros Cordovil e Poço Esmeralda Segredo Cristais Poço Encantado Santa Bárbara Rei do Prata Macaquinhos Label Loquinhas Anjos e Arcanjos Mirante da Janela Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Saltos do Rio Preto Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Cânions e Cariocas Macacão