Complexo de Cachoeiras do Rio Macaquinhos

Cachoeira do garimpão ou saltos do rio preto de 80 metros.
  • Distância de Alto Paraíso: 44 km (sendo 31 km de estrada de terra)

  • Distância da Trilha (ida e volta): 6 km

  • Nível de Dificuldade: difícil (muitas escadas)

  • Atrativos:
    – Cachoeira do banho dos Macacos
    – Poço Sereno
    – Cachoeira Lunna
    – Cachoeira da Pedra Furada
    – Cachoeira do Banho Pelado
    – Poço do Jump
    – Cachoeira da Luz
    – Cachoeira da Caverna
    – Cachoeira do Encontro
    – Piscinas naturais
    – Cânions

  • Entrada individual: R$30

  • Período recomendado para visitação:
    O ano inteiro

  • Não recomendado para crianças até 6 anos e idosos

  • Recomendado ir com guia local

O complexo de cachoeiras do rio Macaquinhos fica localizado a aproximadamente 44 km da cidade de Alto Paraíso de Goiás na Chapada dos Veadeiros. Um atrativo que possui 9 cachoeiras grandes e poços para banho ao longo de sua trilha. A principal delas é a cachoeira da Caverna, uma enorme queda de aproximadamente 50 metros que fica ao lado de uma caverna. Mais abaixo,  a cachoeira do Encontro. O local é o único que disponibiliza uma cachoeira para nudismo, a cachoeira do Banho Pelado. Um roteiro de difícil acesso mas que vale cada segundo. Outros atrativos no local: cachoeira da Luz, poço do Jump, cachoeira Lunna, poço Sereno, Pedra Furada e banho dos Macacos.

Acesso e trilha difíceis

Para chegar até a portaria da cachoeira dos macaquinhos na Chapada dos Veadeiros é necessário pegar a BR-020 sentido Brasília por 13 km saindo de Alto Paraíso. Uma placa enorme indicará o início da estrada de terra pela esquerda. A partir desse ponto serão mais 31 km. A estrada não é bem sinalizada e nas bifurcações podem não haver placas portanto é fácil se perder. Leva-se de carro em torno de 1 hora até chegar na placa indicativa de estacionamento para carros não traçados. É muito importante que todos que não tenham carro 4×4 parem seu veículo nessa placa pois o último km tem uma descida vertical em péssimas condições muito difícil de subir. A trilha tem duração de aproximadamente 6km ida e volta sendo de difícil acesso, com muito declive e escadarias. Não é recomendado para idosos nem crianças de até 5 anos.

Cachoeira da Caverna

A principal cachoeira do atrativo é a Cachoeira da Caverna, um dos monumentos da Chapada dos Veadeiros. Com uma queda de aproximadamente 65 metros, ela forma um enorme poço na beira de uma caverna esculpida dentro do cânion. Com muitos platôs de pedra, esse é o principal ponto de descanso para os turistas que podem nadar e curtir a beleza do local enquanto observam pássaros voando ao redor do grande poço.

Cachoeira do Encontro

A última parada da trilha, a cachoeira do encontro é formada pelos rios macaquinhos e macacão com duas quedas verticais. Ela forma um poço estreito com muita correnteza pela força da queda na água. Um lugar de muita magia na Chapada dos Veadeiros.

Poço do Jump e Cachoeira da luz

Como o próprio nome já diz, o poço do Jump recebe esse nome por ter uma plataforma de pedra que serve como trampolim para seu poço. Nós não recomendamos o pulo, uma vez que o risco de se chocar com uma pedra no fundo pode causar sequelas irreversíveis. Portanto entre no poço calmamente e admire a paisagem ao redor sem riscos. A cachoeira da luz, que fica logo abaixo também está conectada neste local magnífico.

Banho Pelado

Talvez o único local para prática de naturismo na região da Chapada dos Veadeiros. Para todos que sentem o chamado de estarem mais conectados na natureza através do nudismo esse é local. Um pequeno poço para aproveitar e curtir esse momento de conexão com a mãe natureza.

Cachoeira das Pedras Bonitas Éden (Águas Termais) Jequitibá (Águas Termais) Morro Vermelho (Águas Termais) Cachoeira Morada do Sol Cachoeira do Segredo Cataratas dos Couros Santuário Raizama Vale da Lua Cachoeira Cordovil Cachoeira São Bento Cachoeira Almécegas 2 Cachoeira Almécegas 1 Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo Saltos do Rio Preto Cânions Travessia Sete Quedas Cachoeira do Label Cachoeira do Dragão Cachoeira do Macaquinhos Cachoeira do Macacão Sertão Zen Cachoeira das Loquinhas Cachoeira dos Cristais Cachoeira dos Anjos Cachoeira dos Arcanjos Cachoeira Simão Correia Cachoeira do Poço Encantado Cachoeira Candaru Cachoeira Capivara Cachoeira Santa Bárbara Complexo Rio da Prata Curriola