Vale da Lua

PIscina do vale da lua na chapada dos Veadeiros com água transparente num dia ensolarado de setembro
  • Distância de Alto Paraíso: 35 km
    Distância de São Jorge: 9km
    *estrada de terra 4 km

  • Período recomendado para visitação:
    Ano todo

  • Distância da trilha: 1.5 km (ida e volta)

  • Nível de Dificuldade: Fácil

  • Atrativos:
    – Vista Panorâmica
    – Cânion
    – Formação rochosa diferenciada
    – Piscinas naturais, hidromassagem e pequenas cachoeiras
    – Mirante

  • Recomendado ir com guia local, área com alto risco de acidentes

O Vale da Lua fica a 35 km de Alto Paraíso sentido São Jorge, sendo que 4 km são de estrada de terra. No percurso estará o Jardim de Maytréa, um local com diversos buritis que ficam em área úmida e funciona como caixa d’água de toda a região da Chapada dos Veadeiros. Patrimônio que precisa ser preservado.

Vale da Lua, o solo lunar da Chapada dos Veadeiros

Recebe este nome devido à formação rochosa peculiar que parece a superfície da lua com várias crateras circulares e lisas. É um dos locais mais visitados da Chapada dos Veadeiros por ser um lugar místico. Foram milhões de anos que a natureza esculpiu este monumento, criando curvas perfeitas. No atrativo existem piscinas naturais que mais parece banheiras hidromassagem. Uma verdadeira obra de arte. A distância da trilha até o rio São Miguel, que faz parte do Vale da Lua, é de aproximadamente 650 metros e trilha fácil. A ida é feita em descida, e a volta subindo. No meio do caminho há um mirante com vista para o vale com uma linda cadeia de montanhas.

Piscinas Naturais

No final do percurso, placas indicarão as duas principais piscinas naturais para banho. A primeira é menhor e no período de chuva provavelmente estará submersa e não será possível banhar-se. A piscina mais frequentada é a última, que inclusive tem mais segurança pois há salva-vidas. No período chuvoso é muito perigoso devido ao alto índice de cabeças d’água portanto é necessário estar o tempo inteiro alerta. As piscinas do Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros tem uma água bem fria, sendo que a melhor época onde poderá estar um pouco mais quente seria nos meses de agosto, setembro e outubro, que marca o fim do inverno e ainda há sol durante todo o dia. Na maior parte do ano no período da seca, os poços das piscinas são rasos. Há também uma caverna secreta que parece uma hidromassagem, somente guias ou locais sabem aonde fica.

*Medidas de segurança*

– Em caso de chuva, afaste-se dos cânions e saia da água para evitar cabeças d’água. Os salva vidas estarão lá para avisá-lo, mesmo assim evite locais de perigo.
– Evite transitar beirando o cânion do rio porque essas pedras escorregam muito. Diversos acidentes já ocorreram, inclusive fatais. Placas de perigo estarão por todo o atrativo. Não ultrapasse áreas demarcadas por cordas e respeite as placas de sinalização.
– De forma alguma vá de chinelo, qualquer tropeço pode ser fatal.

Cachoeira das Pedras Bonitas Éden (Águas Termais) Jequitibá (Águas Termais) Morro Vermelho (Águas Termais) Cachoeira Morada do Sol Cachoeira do Segredo Cataratas dos Couros Santuário Raizama Vale da Lua Cachoeira Cordovil Cachoeira São Bento Cachoeira Almécegas 2 Cachoeira Almécegas 1 Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo Saltos do Rio Preto Cânions Travessia Sete Quedas Cachoeira do Label Cachoeira do Dragão Cachoeira do Macaquinhos Cachoeira do Macacão Sertão Zen Cachoeira das Loquinhas Cachoeira dos Cristais Cachoeira dos Anjos Cachoeira dos Arcanjos Cachoeira Simão Correia Cachoeira do Poço Encantado Cachoeira Candaru Cachoeira Capivara Cachoeira Santa Bárbara Complexo Rio da Prata Curriola