A Cachoeira das Loquinhas, localizada na Chapada dos Veadeiros é decerto um passeio para toda família. O lugar é simplesmente fantástico e ademais possui uma ótima infraestrutura, podendo ser visitada por crianças, idosos e cadeirantes.

Localizada bem perto da cidade de Alto Paraíso, a Cachoeira das Loquinhas é sobretudo de fácil acesso. Possuindo nível de dificuldade de trilha baixo. Contando com um trajeto de chão em madeira e cordas de segurança o passeio se torna tranqüilo e relaxante para todos .

O lugar possui três trilhas principais, primeramente a Loquinhas, em segundo lugar a Trilha violeta e  em terceiro lugar a Trilha Ruby. Portanto totalizando dezoito poços e quedas d´água, que podem ser feitos tranquilamente com uma bela apreciação da paisagem.

Muitos animais vivem por ali, como macacos e diversas espécies de pássaros da região. Águas tranqüilas e cristalinas, cor de esmeralda, encantam nossos olhos nesse lindo passeio.

Situada a 4 km do centro de Alto paraíso, a Cachoeira das Loquinhas  é um atrativo que não pode ficar fora do seu roteiro. A aguá é bem gelada e também tem bastante peixinhos dentro. Após o primeiro mergulho se torna refrescante e revigorante!!! Muita diversão e relaxamento, realmente um lugar calmo e tranqüilo para se conhecer.

O poço do Xamã, é o penúltimo poço da trilha das Loquinhas, e é simplesmente maravilhoso. Uma paisagem de contos de fada e sobretudo muito acolhedora. Com uma nascente de água extremamente cristalina.

Outro auge do circuito das Loquinhas é a Cachoeira do Poço do Sol e a Cachoeira do Poço do Pajé, com muita natureza e o incrível som dançante das águas.

É permitida visitação o ano inteiro, todavia, a trilha violeta se torna mais exuberante na época da chuva.

Não possui quedas fortes, e aliás em todos os poços são permitidos banhos com áreas de descanso e muita sombra. Ótimo para quem quer dar um relax, depois de dias de trilhas intensas.

Como a mata por lá é mais fechada, o sol só aparece nos poços a partir de 11 horas da manhã, sendo esse horário o melhor para dar um mergulho.

É um passeio bem tranqüilo e alegre totalizando 2 km de trilha.

A entrada é paga e custa 35,00 por pessoa. Criança até 12 anos não pagam.

O estacionamento é amplo e seguro e gratuito.