Mirante da Janela
Cachoeira do Abismo
Distância de Alto Paraíso: 31 km (Com mais 4 km de estrada de terra)
Distância da Trilha (ida e volta): 8 km
Nível de Dificuldade: difícil
Atrativos:
– Cachoeira do abismo
– Mirante da Janela
– Visão panorâmica do parque nacionalEntrada: R$40
Período recomendado para visitação:
De Outubro a Abril (Cachoeira do abismo é sazonal)Recomendado ir com guia local
O Mirante da Janela é um local abençoado por Deus com a vista mais bonita da Chapada dos Veadeiros e talvez do Brasil. Do ponto mais alto da montanha, uma vista panorâmica de 360º sem nenhuma construção ou intervenção humana, apenas o cerrado nativo do parque nacional com as quedas de 120 e 80 metros do do rio pretinho numa imensidão azul do céu. Esse é um roteiro especial porque não há horário específico para visitar o atrativo. Especial em todas as horas seja no pôr-do-sol ou nascer-do-sol, dia ou noite… em cada horário com sua grandeza de momento. Uma arquibancada rústica feita com madeira resistente à chuva traz conforto e segurança para descansar no alto do céu.
Trilha pesada
O percurso para o mirante da Janela é de extrema dificuldade sendo um dos mais intensos da Chapada dos Veadeiros. Declives e aclives verticais, escadas em pontos críticos e pequenas escaladas marcam o trajeto. É um local inóspito onde as pessoas se perdem constantemente portanto é fundamental a contratação de um guia de turismo local para liderar o passeio com segurança.
A Cachoeira do Abismo é sazonal
No meio do caminho há uma cachoeira sazonal que só aparece no período chuvoso que vai de outubro a abril. A cachoeira do Abismo fica num grande declive e por este motivo tem esse nome. Com poço raso e uma queda de aproximadamente 20 metros, ela tem uma grande vista do vale.
Período recomendado para visitação
A melhor época para visitar o local seria do início do período de chuvas até meados de abril, já que a cahoeira do abismo só está cheia nesse período. É possível já não tenha água em abril, o que vai depender do volume das chuvas.
Dicas
– Vá com guia de turismo local, o local é de difícil acesso e muito fácil de se perder
– Leve filtro solar e água pois é um local inóspito
– leve uma lanterna caso queira ficar mais tempo para apreciar as estrelas
– Carregue o celular antes de ir, lá em cima há sinal portanto em qualquer emergência será possível fazer ligações