Mirante da Janela
Cachoeira do Abismo

Cachoeira do garimpão ou saltos do rio preto de 80 metros.
  • Distância de Alto Paraíso: 31 km (Com mais 4 km de estrada de terra)

  • Distância da Trilha (ida e volta): 8 km

  • Nível de Dificuldade: difícil

  • Atrativos:
    – Cachoeira do abismo
    – Mirante da Janela
    – Visão panorâmica do parque nacional

  • Entrada: R$20

  • Período recomendado para visitação:
    De Outubro a Abril (Cachoeira do abismo é sazonal)

  • Recomendado ir com guia local

O Mirante da Janela é um local abençoado por Deus com a vista mais bonita da Chapada dos Veadeiros e talvez do Brasil. Do ponto mais alto da montanha, uma vista panorâmica de 360º sem nenhuma construção ou intervenção humana, apenas o cerrado nativo do parque nacional com as quedas de 120 e 80 metros do do rio pretinho numa imensidão azul do céu. Esse é um roteiro especial porque não há horário específico para visitar o atrativo. Especial em todas as horas seja no pôr-do-sol ou nascer-do-sol, dia ou noite… em cada horário com sua grandeza de momento. Uma arquibancada rústica feita com madeira resistente à chuva traz conforto e segurança para descansar no alto do céu.

Trilha pesada

O percurso para o mirante da Janela é de extrema dificuldade sendo um dos mais intensos da Chapada dos Veadeiros. Declives e aclives verticais, escadas em pontos críticos e pequenas escaladas marcam o trajeto. É um local inóspito onde as pessoas se perdem constantemente portanto é fundamental a contratação de um guia de turismo local para liderar o passeio com segurança.

A Cachoeira do Abismo é sazonal

No meio do caminho há uma cachoeira sazonal que só aparece no período chuvoso que vai de outubro a abril. A cachoeira do Abismo fica num grande declive e por este motivo tem esse nome. Com poço raso e uma queda de aproximadamente 20 metros, ela tem uma grande vista do vale.

Ingressos e período recomendado para visitação

A entrada para o mirante da Janela na Chapada dos Veadeirors custa R$20 por pessoa com estacionamento gratuito. A melhor época para visitar o local seria do início do período de chuvas até meados de abril, já que a cahoeira do abismo só está cheia nesse período. É possível já não tenha água em abril, o que vai depender do volume das chuvas.

Dicas

– Vá com guia de turismo local, o local é de difícil acesso e muito fácil de se perder
– Leve filtro solar e água pois é um local inóspito
– leve uma lanterna caso queira ficar mais tempo para apreciar as estrelas
– Carregue o celular antes de ir, lá em cima há sinal portanto em qualquer emergência será possível fazer ligações

Cachoeira das Pedras Bonitas Éden (Águas Termais) Jequitibá (Águas Termais) Morro Vermelho (Águas Termais) Cachoeira Morada do Sol Cachoeira do Segredo Cataratas dos Couros Santuário Raizama Vale da Lua Cachoeira Cordovil Cachoeira São Bento Cachoeira Almécegas 2 Cachoeira Almécegas 1 Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo Saltos do Rio Preto Cânions Travessia Sete Quedas Cachoeira do Label Cachoeira do Dragão Cachoeira do Macaquinhos Cachoeira do Macacão Sertão Zen Cachoeira das Loquinhas Cachoeira dos Cristais Cachoeira dos Anjos Cachoeira dos Arcanjos Cachoeira Simão Correia Cachoeira do Poço Encantado Cachoeira Candaru Cachoeira Capivara Cachoeira Santa Bárbara Complexo Rio da Prata Curriola