Cachoeira das Loquinhas

Cachoeira do garimpão ou saltos do rio preto de 80 metros.
  • Distância de Alto Paraíso: 4 km

  • Distância da Trilha (ida e volta): 2 km

  • Nível de Dificuldade: Fácil

  • Atrativos:
    – Cachoeira das Loquinhas
    – Cachoeira do Sol (trilha violeta)
    – Poço do Xamã
    – Vários outros pequenos poços de água cristalina
    – Trilha feita em deck de madeira
    – Mata de galeria

  • Custo entrada: R$35

  • Período Recomendado para visitação:
    Ano inteiro, porém a cachoeira das Loquinhas e do Sol ficam sem água durante período da seca (Abril a Outubro)

  • Passeio recomendado para todas as idade

A Cachoeira das Loquinhas que fica localizada na Chapada dos Veadeiros é decerto um passeio para toda família. O lugar é simplesmente fantástico com vários poços cristalinos sob uma mata de galeria intocada. Há uma ótima infraestrutura e sua trilha é toda feita em decks de madeira. Esse é um passeio para todas as idades.

Perto da cidade com trilha fácil e sombreada

Localizada bem perto da cidade de Alto Paraíso, com distância de 4km, a Cachoeira das Loquinhas possui nível de dificuldade bem fácil portanto tanto idosos quanto crianças poderão fazer o percurso sem problemas. Além disso, seu trajeto é curto, totalizando aproximadamente 2 km ida e volta. Além disso, toda o caminho da trilha é feito em decks de madeira com cordas de segurança deixando o passeio ainda mais tranqüilo e relaxante para todos .

Três pequenas trilhas de águas cristalinas

O lugar possui três trilhs: Loquinhas, Violeta e Ruby. Todas elas possuem sinalização pelo percurso portanto não há risco de se perder. Caso isso ocorra, basta retornar pelo deck de madeira sem maiores problemas. As três trilha totalizam dezoito pequenos poços e quedas d´água pelo percurso, que podem ser feitos tranquilamente enquanto se caminha na mata de galeria totalmente sombreada. Águas tranquilas e cristalinas com cor de esmeralda encantam a todos. A aguá é bem gelada portanto vá entre 9 hs e 15 hs para aproveitar o calor do dia.

Período recomendado de visitação e taxa individual

É permitida visitação durante o ano inteiro, todavia as cachoeiras se tornam mais exuberantes durante o período chuvoso já que o rio fica carregado.  Todavia evite visitar em dias chuvosos pois o atrativo é fechado já que o piso de madeira fica escorregadio. Durante a seca extrema que vai de agosto a outubro, as principais cachoeiras secam. A entrada é paga e custa R$35 por pessoa. Crianças até 12 anos não pagam. O estacionamento é amplo e seguro e gratuito.

Cachoeira das Pedras Bonitas Éden (Águas Termais) Jequitibá (Águas Termais) Morro Vermelho (Águas Termais) Cachoeira Morada do Sol Cachoeira do Segredo Cataratas dos Couros Santuário Raizama Vale da Lua Cachoeira Cordovil Cachoeira São Bento Cachoeira Almécegas 2 Cachoeira Almécegas 1 Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo Saltos do Rio Preto Cânions Travessia Sete Quedas Cachoeira do Label Cachoeira do Dragão Cachoeira do Macaquinhos Cachoeira do Macacão Sertão Zen Cachoeira das Loquinhas Cachoeira dos Cristais Cachoeira dos Anjos Cachoeira dos Arcanjos Cachoeira Simão Correia Cachoeira do Poço Encantado Cachoeira Candaru Cachoeira Capivara Cachoeira Santa Bárbara Complexo Rio da Prata Curriola