Cachoeira do Cordovil
Poço Esmeralda

Cachoeira do garimpão ou saltos do rio preto de 80 metros.
  • Distância de Alto Paraíso: 27 km (Com mais 5km de estrada de terra)

  • Distância da Trilha (ida e volta): 8 km

  • Nível de Dificuldade: médio

  • Atrativos:
    – Cachoeira do Cordovil
    – Cachoeira do Rodeador
    – Poço Esmeralda
    – Piscinas Naturais

  • Entradas: R$25

  • Período recomendado para visitação:
    De Outubro a Julho (Cachoeira do Cordovil é sazonal)

  • Recomendado ir com guia local

O acesso para a cachoeira do Cordovil fica dentro da fazenda Volta da Serra no município de Alto Paraíso de Goiás. Um passeio incrível que abrange a imensidão do cerrado na Chapada dos Veadeiros com atrativos que possuem águas transparentes e geladas: cachoeira do Cordovil, poço Esmeralda e cachoeira do Rodeador.

Acesso rápido e trilha mediana

Para chegar na Fazenda Volta da Serra leva-se 27 km saindo de Alto Paraíso de Goiás ou 8 km saindo de São Jorge. Uma placa redonda de madeira avisará quando sair do asfalto para iniciar a estrada de terra que leva em torno de 5 km até o estacionamento. Antes disso, será necessário passar pela recepção que fica próxima de um rio onde o carro deverá cruzar. Em época de chuva forte não é possível cruzar esse rio, portanto um caminho de aproximadamente 1.5 km deverá ser percorrido a pé e o carro deverá ficar na recepção. A trilha tem duração de 8km ida e volta e seu percurso na maior parte é de caminhada leve. Somente no final quando o caminho passa a ser às margens do rio é que dificulta um pouco.

Cachoeira do Rodeador

A primeira cachoeira fica a aproximadamente 700 metros do estacionamento. A cachoeira do Rodeador é formada dentro de um pequeno cânion e preenche duas grandes piscinas de água límpida propícias para banho. É um local ideal para uma parada inicial para relaxar e curtir o lugar sem pressa, observando a natureza e o barulho das águas. A cachoeira é pequena e seu acesso somente nadando.

Poço Esmeralda

Água com tons de verde turquesa batizaram esse enorme poço de Esmeralda. A água límpida dá uma paz incrível para quem habita o local. O poço é continuação do rio da cachoeira do Cordovil. O fundo do poço Esmeralda é completamente nítido como uma piscina portanto é possível ver completamente o que há dentro da água como pequenos peixes. Para descansar o ideal seria ficar as margens do rio que desce por um pequeno cânion.

Cachoeira do Cordovil

A queda da cachoeira do Cordovil é formada dentro de um cânion em formato geológico de semi-círculo com altura de 44 metros; Um poço enorme de água gelada e límpida com tons esverdeados. Uma cachoeira magnífica que parece uma grande arquibancada formada ao redor de diversas pedras que parecem que foram colocadas à mão para formar uma piscina natural perfeita para nado.

Ingressos e período recomendado para visitação

A entrada para a cachoeira Cordovil na Chapada dos Veadeiros custa R$25 por pessoa com estacionamento gratuito. A melhor época para visitar o local seria do início do período de chuvas até julho. Em agosto provavelmente não haverá mais água caindo da cachoeira Cordovil pois serão 4 meses de seca e ela é sazonal. Só voltará a ter o fluxo de água regularizado a partir das primeiras chuvas após a seca extrema que se iniciarão em meados de outubro.

Cachoeira das Pedras Bonitas Éden (Águas Termais) Jequitibá (Águas Termais) Morro Vermelho (Águas Termais) Cachoeira Morada do Sol Cachoeira do Segredo Cataratas dos Couros Santuário Raizama Vale da Lua Cachoeira Cordovil Cachoeira São Bento Cachoeira Almécegas 2 Cachoeira Almécegas 1 Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo Saltos do Rio Preto Cânions Travessia Sete Quedas Cachoeira do Label Cachoeira do Dragão Cachoeira do Macaquinhos Cachoeira do Macacão Sertão Zen Cachoeira das Loquinhas Cachoeira dos Cristais Cachoeira dos Anjos Cachoeira dos Arcanjos Cachoeira Simão Correia Cachoeira do Poço Encantado Cachoeira Candaru Cachoeira Capivara Cachoeira Santa Bárbara Complexo Rio da Prata Curriola