Cachoeira dos Anjos
Cachoeira dos Arcanjos

Cachoeira do garimpão ou saltos do rio preto de 80 metros.
  • Distância de Alto Paraíso: 16 km (Todo percurso feito em estrada de terra)

  • Distância da Trilha (ida e volta): 3 km

  • Nível de Dificuldade: médio (há uma descida difícil no final da cachoeira dos Arcanjos)

  • Atrativos:
    – Cachoeira dos Anjos
    – Cachoeira dos Arcanjos
    – Cachoeira das Virtudes
    – Piscinas Naturais

  • Entradas: R$15

  • Período recomendado para visitação:
    Ano inteiro (Com chuva forte não é possível entrar no atrativo)

  • É permitido entrar com cachorro

  • Recomendado ir com guia local

Um pouco fora da rota turística tradicional da Chapada dos Veadeiros, as cachoeiras dos Anjos e Arcanjos certamente valem a visitação. As duas belas quedas do Rio Pretinho, escavadas pelas águas no meio de uma montanha, oferecem ótimos poços para banho. O atrativo também permite a entrada de cachorros, um dos poucos locais que permitem esses animais. Tranquila, pouco visitada e linda por natureza.

Primeira parada: Cachoeira dos Anjos

A cachoeira dos Anjos é o primeiro atrativo e fica abaixo da cachoeira dos Arcanjos. Numa leve caminhada de apenas 1.5 km deve-se virar à direita e já é possível se banhar em suas águas e aproveitar o belo visual e as formações rochosas do local. Formada sob um mini cânion, possui uma piscina grande e sua queda tem aproximadamente 30 metros. As águas são bem geladas o ano inteiro.

Cachoeira dos Arcanjos

A  segunda cachoeira na ordem de chegada que fica mais acima é a cachoeira dos Arcanjos. Nela é possível nadar em um poço espaçoso de água levemente escura, mas extremamente limpa e também gelada. A trilha oferece bastante sombra, além de ser agradável de caminhar. Há uma grande banheira natural ao lado da queda da cachoeira que só é possível entrar no período de seca. A Arcanjos oferece um poço maior para banho com grande profundidade, e a queda das águas formam pequenas escadas que ao longo da descida do rio.

Como Chegar

Saindo de Alto Paraíso são 14 km até a chegada ao povoado do Moinho, onde estão localizadas as cachoeiras Anjos e Arcanjos. A partir da chegada no Moinho é preciso percorrer mais 2 km, no entanto, existem placas de sinalização até a chegada ao local. A estrada até o Moinho é bastante sinuosa, mas em compensação tem um belo visual do cerrado. Ao chegar ao atrativo você será recebido por um suiço chamado Andreas e o valor cobrado por ele é 15 reais. A trilha em si é pouco sinalizada, por isso é preciso prestar atenção, especialmente para chegar à Arcanjos. Neste trecho há pequenos desafios no final da trilha, já que tem muitas pedras para subir e descer. Bem próximo à cachoeira há uma descida de pedras com cordas para ajudar. É preciso descer com bastante cuidado. O trecho final é de difícil acesso porém curto.

Cachoeira das Pedras Bonitas Éden (Águas Termais) Jequitibá (Águas Termais) Morro Vermelho (Águas Termais) Cachoeira Morada do Sol Cachoeira do Segredo Cataratas dos Couros Santuário Raizama Vale da Lua Cachoeira Cordovil Cachoeira São Bento Cachoeira Almécegas 2 Cachoeira Almécegas 1 Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo Saltos do Rio Preto Cânions Travessia Sete Quedas Cachoeira do Label Cachoeira do Dragão Cachoeira do Macaquinhos Cachoeira do Macacão Sertão Zen Cachoeira das Loquinhas Cachoeira dos Cristais Cachoeira dos Anjos Cachoeira dos Arcanjos Cachoeira Simão Correia Cachoeira do Poço Encantado Cachoeira Candaru Cachoeira Capivara Cachoeira Santa Bárbara Complexo Rio da Prata Curriola